EcoBlog

Lista de Artigos do EcoBlog

  • Norma de desempenho: corra para se adequar a ela

    ABNT NBR 15575 foi publicada dia 19 de fevereiro e a partir de 19 de julho prédios habitacionais terão de ser construídos com base em seus requisitos

    Tic Continue lendo

  • O Fim do Barulho

     Uma lei vai obrigar as novas obras a garantirem um padrão de qualidade nas construções, garantindo o silêncio dentro de casa. O ruído constante, a longo prazo é tratado como uma doença grave, que pode trazer sérios problemas. 

    Tic Continue lendo

  • Principais materiais usados em forros, pisos e paredes para reduzir a transmissão de ruídos entre ambientes.

    Para proporcionar maior conforto acústico aos cômodos de uma residência, a um escritório ou aos quartos de um hospital, por exemplo, normalmente é necessário empregar materiais que isolem ruído – tanto aquele proveniente de fora do prédio (motores de veículos, sirenes, pessoas conversando) quanto o originado em sistemas da própria edificação (tubulação de água, de esgoto, máquinas de ar-condicionado).

    Tic Continue lendo

  • 25 de Abril – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

    O Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído, International Noise Awareness Day (Inad) foi criado há 17 anos, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, que consiste em 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

    Tic Continue lendo

  • Revisão da Norma Brasileira Termina

    Foi finalizada no dia 14/3 a revisão das seis partes da Norma Brasileira de Desempenho (ABNT NBR 15.575/2008): Gerais, Sistemas estruturais, Sistemas de pisos internos, Sistemas de vedações verticais internas e externas, Sistemas de coberturas e Sistemas hidrossanitários.

    Tic Continue lendo

  • A Acital Isolamentos Térmicos e Acústicos faz parte da Associação Brasileira ProAcústica

    ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica foi criada em 2010 e lançada oficialmente ao mercado em 2011, no Instituto de Engenharia de São Paulo (IE-SP) por uma iniciativa de empresas e profissionais que identificaram a oportunidade de divulgar a toda a sociedade, a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente como fator de bem estar e de saúde pública.A associação tem por finalidade, congregar empresas e profissionais, dispostos a alavancar o desenvolvimento da Acústica Aplicada no Brasil, campo que abrange também a Ciência das Vibrações.

    Tic Continue lendo

  • Norma de desempenho NBR 15575 - Novo adiamento à vista!

    Ainda não é oficial. Mas já se sabe que a Norma de Desempenho de Edificações de até 05 Pavimentos, NBR 15575, não entra em vigor no dia 12 de março de 2012. Desta vez, o novo adiamento foi solicitado pela Comissão de Estudos que está revisando o texto.

    Tic Continue lendo

  • Soluções eficientes para acabar com os ruídos

    O público da construção civil está cada vez mais exigente em relação ao barulho. O isolamento acústico tornou-se uma das pricipais preocupações na hora de escolher onde morar. Pensando em apresentar soluções para este problema e principalmente atender os critérios da NBR 15575 o mercado está desenvolvendo alternativas para os consumidores.

    Tic Continue lendo

  • Tempo de despertar - desempenho acústico NBR 15575

    O poder aquisitivo é um fator determinante na criação de tendências de mercado e melhoria da qualidade de produtos e serviços, como consequência em geral, da melhoria na educação e maior acesso a informação. Vejamos o caso da construção civil. Num primeiro momento o importante era a família ter um teto, um lugar para morar. Posteriormente, buscou-se climatizar o ambiente por meio de ventiladores e então ar condicionado. Uma vez que se experimenta algo mais confortável e se tem informação e poder para acessar essas melhorias não se quer voltar a um padrão inferior. È nesse mesmo entendimento que pensamos também em relação a outras formas de conforto, entre eles, o acústico.

    Tic Continue lendo

  • A diferença entre a Norma de Desempenho NBR 15575 e as outras normas existentes que tratam de acústica

    Já existem normas que tratam de acústica e que definem os ruídos máximos admissíveis que o ser humano pode conviver sem prejuízo à sua saúde, dependendo de sua utilização. Por exemplo, há ruídos admissíveis para situações de repouso, lazer, trabalho etc.

    Tic Continue lendo

  • Seminário de desempenho acústico reabre discussões sobre a NBR 15575

    O seminário Desempenho acústico de edifícios: soluções técnicas e de custos para atender as normas brasileiras, realizado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) na última sexta-feira 13.05.2011, reabriu as discussões sobre os novos requisitos apresentados pela Norma de Desempenho - NBR 15575, que está em revisão e deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2012. As palestras abordaram, entre outras questões, os efeitos do ruído na saúde humana, experiências internacionais sobre o tema e o desempenho exigido pela Norma para esquadrias e vidros.

    Tic Continue lendo

  • Engenheiro afirma que os sistemas construtivos utilizados no Brasil são arcaicos

    "Os sistemas construtivos utilizados no Brasil ainda são muito arcaicos e um 'chamariz para patologias'". A afirmação é do engenheiro Luiz Henrique Ceotto, diretor de Design & Construction da Tishman Speyer, durante o seminário Patologias na Construção, realizado no dia 03.05 em São Paulo pela editora PINI.

    Tic Continue lendo

  • Dia 27 de abril será o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

    No próximo dia 27 de abril será celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Entre 14h25 e 14h26 será dedicado 60 segundos de silêncio para destacar o impacto do ruído excessivo em nossas vidas. O lema deste ano é “não deixa o ruído invadir a nossa cidade”.

    Tic Continue lendo

  • Construção civil: Análise da nova Normativa NBR 15.575 à luz do Código de Defesa do Consumidor

    A nova Norma de Desempenho para a Construção Civil, que ainda gera dúvidas no setor da construção civil, será um parâmetro de qualidade para os consumidores.

    Tic Continue lendo

  • NBR 15575 - Norma de Desempenho Reunião de 19 janeiro 2011

    A seguir relato dos trabalhos da 1ª reunião/2011 da Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-02:136.01) realizada em 19.01.2011 na sede da ABNT em São Paulo – SP

    Tic Continue lendo

  • Reunião NBR 15575 dia 08 dezembro 2010

    Ocorreu no último dia 08 de dezembro na sede da ABNT em SP a primeira reunião técnica do grupo de revisão da nova Norma de Desempenho NBR 15575.

    Tic Continue lendo

  • Secovi-SP recebe autoridade mundial em vida útil de edificações

    A maior autoridade mundial no tema "Vida útil de Edificações", o professor Christer Sjostrom, participou de encontro na sede do Secovi-SP, na manhã de terça-feira, 16/11, no âmbito do Comitê Brasileiro de Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-02), que tem como superintendente o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Sindicato, Carlos Alberto de Moraes Borges.

    Tic Continue lendo

  • Norma de Desempenho será revisada

    Fábio Villas Boas, diretor técnico da Tecnisa, assumirá a coordenação do grupo responsável pela revisão da NBR 15.575.

    Tic Continue lendo

  • Agora é certo! NBR 15575 foi prorrogada

    Na verdade o comitê referendou a consulta pública realizada a qual foi plenamente favorável, 93%, à prorrogação.

    Tic Continue lendo

  • Norma de Desempenho: aprove a consulta sem restrições

    O SindusCon-SP reforça mais uma vez a necessidade de todos os profissionais da construção civil se engajarem na campanha de aprovação sem restrições das emendas da NBR 15.575 (Norma de Desempenho para Edifícios Habitacionais de até Cinco Pavimentos) que estão em consulta pública no site da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até o dia 27 de outubro.

    Tic Continue lendo

  • Pesquisadores defendem índices de conforto térmico e acústico e desmitificam a Norma de Desempenho

    Consultora critica a desarticulação do setor e a prorrogação do prazo de início de validade da Norma de Desempenho

    Tic Continue lendo

  • Extensão do prazo de exigibilidade da norma de desempenho está em consulta pública

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) abriu na última terça-feira (28) consulta pública de seis emendas para a "Norma de Desempenho NBR 15575:2008, Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos" (partes 1 a 6).
    Todas as emendas tratam da extensão do prazo de exigibilidade das Normas para março de 2012, conforme aprovado em reunião do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) do último dia 20.

    Tic Continue lendo

  • Prazo para a adequação de novos projetos de edificações à Norma de Desempenho será estendido

    NBR 15.575 será revisada e projeto de emenda será publicado em dezembro de 2012

    Tic Continue lendo

  • A Norma Técnica de Desempenho ABNT NBR 15.575 em discussão

    A Norma Técnica de Desempenho para edificações habitacionais de até cinco pavimentos –ABNT NBR 15.575 – Partes 1 a 6 – foi publicada no dia 12 de maio de 2008 e entrou em vigor em 12 de maio de 2010. Mas, ainda hoje é motivo de muita polêmica no setor da construção civil. O Item 1.2 do escopo da norma determina que ela não se aplica a projetos protocolados nos órgãos competentes até seis meses após a data da entrada em vigor.

    Tic Continue lendo

  • O sapato do vizinho.

    Estamos recebendo uma sobrinha. Quando vivia na casa de seus pais ela sempre morou em um apartamento de cobertura. Agora, casada, está escutando o barulho que fazem os vizinhos de cima. Conversando ela nos disse que, até então, ela não tinha a dimensão de como o barulho do vizinho pode incomodar o outro que mora embaixo. Principalmente quando esse barulho acontece no horário de silêncio.

    Tic Continue lendo

  • CBIC vai propor à ABNT que os projetos sejam adequados à normalização somente a partir de maio de 2011

    Entidades do setor, encabeçadas pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil) enviarão uma carta à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) solicitando a extensão do prazo para a adequação de novos projetos à NBR 15.575 (Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais de até Cinco Pavimentos).

    Tic Continue lendo

  • Análise crítica do processo de revisão da Nova Norma de Desempenho NBR 15575

    Na sexta feira dia 20 de agosto reuniu-se grande grupo na sede do Sinduscon-SP, capitaneado pela CBIC e CAIXA, formado por representantes da classe construtora, instituições de pesquisa, fabricantes de materiais e governo para discutirem eventuais incongruências, mal entendidos, faltas e demais distorções existentes na NBR 15575.

    Tic Continue lendo

  • Mudanças na norma de portas e janelas

    ABNT NBR 10821 – Esquadrias Externas para Edificações – contribuirá para que construtoras e consumidores adquiram o produto ideal para as obras.

    Tic Continue lendo

  • Barulho de salto, o famoso TOC-TOC é recordista e está em pódio quando trata-se de reclamações entre moradores

    O toc-toc do sapato do vizinho de cima e a intolerância entre os moradores são alguns dos problemas que desafiam síndicos e administradoras de condomínios. A busca por soluções não é fácil e exige jogo de cintura e rigor.

    Tic Continue lendo

  • Celi promove palestra sobre a NBR 15575

    Construtora sai na frente e apresenta à sua equipe a Norma de Desempenho de Edificações que entrou em vigor em maio, valerá a partir de novembro e estabelece critérios de avaliação de durabilidade, segurança, pisos, etc.

    Tic Continue lendo

  • Construtoras enfrentam desafios técnicos e gerenciais para se adaptar à Norma de Desempenho

    Entrou em vigor no dia 12 de maio a Norma de Desempenho de Edificações, que traça requisitos mínimos de desempenho para diversos sistemas dos edifícios habitacionais. Diferente das normas prescritivas, a ABNT NBR 15.575 não especifica quais materiais ou técnicas devem ser empregados nos sistemas, definindo somente os resultados a serem alcançados por eles. Apesar de vigorar em menos de um mês, a Norma será obrigatória apenas para projetos protocolados nas prefeituras a partir de 12 de novembro deste ano.

    Tic Continue lendo

  • Normas técnicas focam o desempenho das edificações

    Nova normativa da ABNT, que ainda gera dúvidas no setor da construção civil, será um parâmetro de qualidade para os consumidores.

    Tic Continue lendo

  • Memória Reunião Caixa sobre Norma de Desempenho NBR 15575

    - Representante do CB-02 esclareceu que há possibilidades de revisão da norma, desde que seja apresentada solicitação com justificativas consistentes e fundamentadas por valores e cálculos;

    Tic Continue lendo

  • Entidades e empresas analisam norma de desempenho para edificações

    Representantes da Caixa Econômica Federal, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), dos Sinduscons e do Secovi-SP estiveram reunidos no último dia 22, em São Paulo, para analisar a Norma de Desempenho (NBR 15575).

    Tic Continue lendo

  • Manta Acústica EcoSilenzio

    O mercado está desenvolvendo produtos para melhorar cada vez mais a vida em sociedade. Diminuir ruídos e vibrações é a promessa da EcoSilenzio, manta acústica composta por fibras recicladas que une ecossustentabilidade e tecnologia para oferecer mais conforto aos usuários de condomínios e edificações habitacionais.

    Tic Continue lendo

  • CBIC alerta associados para impactos da NBR 15575 no Minha Casa, Minha Vida

    A Caixa Econômica Federal promoverá no próximo dia 22, das 9h30 às 17h, em São Paulo, reunião para analisar a norma de desempenho NBR 15575. O objetivo é observar aspectos da norma que conflitem com outras normas existentes; gerem impacto nos custos; necessitem de ensaios/desenvolvimento/pesquisa e prazos maiores. Durante a reunião, também será avaliado o cronograma de implantação da NBR, com as ações até novembro de 2010 e a necessidade de contato e ações que envolvam outros atores do processo, tais como legislação, fabricantes e projetistas.

    Tic Continue lendo

  • Nova regra para a construção civil poderá afetar o bolso do consumidor.

    O barulhinho do andar de salto alto, um grito de gol tarde da noite ou algumas marteladas bem cedinho. Quem nunca enfrentou isso com um vizinho certamente conhece alguém que já tenha passado por essas situações. Esses problemas serão minimizados a partir de 12 novembro, quando começam a valer as novas regras de desempenho da construção, publicadas no último dia 12 de maio. Mas esse conforto terá um preço, que será repassado ao consumidor.
    A Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai regular a diminuição de ruídos entre os apartamentos, a melhoria da temperatura interna, a iluminação e a segurança estrutural.

    Tic Continue lendo

  • Como fazer a avaliação do Ruído?

    O ouvido humano não é sensível em todas as freqüências. Em relação às freqüências muito baixas ou muito altas o ouvido é menos sensível; já em freqüências intermediárias é mais sensível. Devido a diferenças de sensibilidade do ouvido humano as diversas freqüências, os equipamentos de medição de nível de pressão sonora possuem circuitos internos que proporciona a correção de energia sonora medida; esta correção simula a resposta do ouvido humano ao som ou ruído. Com base em estudos foram elaboradas as curvas de compensação graficamente. E, posteriormente, nos aparelhos eletrônicos temos os circuitos correspondentes às curvas.

    Tic Continue lendo

  • Nova Norma de Desempenho deve ser um marco na construção

    Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais de até Cinco Pavimentos, em vigor desde o dia 12 de maio, difere-se substancialmente das normas existentes, pois não trata de sistemas construtivos ou materiais constituintes do edifício. Sua atuação é sobre o desempenho do edifício habitacional, ou seja, seu comportamento global.

    Tic Continue lendo

  • Poluição Sonora é questão de saúde

    Vizinhança do barulho, sem qualquer alusão a título de filme das tarde televisivas, é assunto sério. A vigência da NBR 15575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prima pela qualidade e padronização de materiais nas construções, incluindo isolamento acústico, pode resultar em mais do que conforto dentro de casa. Afinal, combater o barulho é uma questão até mesmo de saúde.

    Tic Continue lendo

  • Norma Brasileira de Desempenho já está em vigor

    A partir do mês de Maio, construtoras e incorporadoras precisam estar atentas às diretrizes estabelecidas pela NBR-15575, a chamada Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios. A nova regra tem o objetivo de implementar ações e métodos de avaliação para garantir a vida útil de edificações, estabelecendo desempenho mínimo para os diversos sistemas que compõem uma obra.

    Tic Continue lendo

  • Por que atender a Norma de Desempenho

    Entrou em vigor pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a NBR 15.575 - Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho. Com ela, os consumidores de imóveis terão uma ferramenta legal para exigir, das construtoras, que os sistemas que compõem os edifícios, desde instalações hidrossanitárias e pisos a estruturas, fachadas e coberturas, atendam obrigatoriamente a requisitos mínimos de desempenho ao longo de uma determinada vida útil.

    Tic Continue lendo

  • Atenuação mínima para ruídos de impacto em lajes

    As lajes com 10 cm de espessura, muito usadas no segmento econômico não oferece a atenuação mínima para ruídos de impacto, segundo as fontes entrevistadas. Nos estudos da Tecnisa e da BKO, mesmo em lajes de 12 cm o nível de atenuação fica muito próximo do limite da Norma e pode variar para mais ou para menos conforme as dimensões do cômodo.

    Tic Continue lendo

  • Norma regulariza novas construções

    Chamada NBR 15575 e criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a regra considera que isolamento acústico, estrutura, pisos internos, vedações externas e internas, coberturas e instalações hidrossanitárias terão que ter, obrigatoriamente, uma garantia mínima estabelecida pela construtora.

    Tic Continue lendo

  • Norma de Desempenho passa a valer hoje

    Passa a valer hoje a nova norma para construção de edifícios residenciais, a promessa é que o barulho diminua e a vida útil dos apartamentos aumentem.

    Tic Continue lendo

  • Construção civil deverá seguir novas normas de segurança e conforto para moradores

    Para quem recebe a reclamação, pode parecer um capricho. Mas a verdade é que o barulho do salto alto da vizinha do andar de cima ou da descarga de quem mora ao lado podem incomodar tanto que fica impossível tirar um cochilo. Em muitos prédios, são comuns as reclamações dos ruídos dos apartamentos próximos. Para eliminar problemas como esses, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lança a 'Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios' (NBR 15575), que entrará em vigor a partir do dia 12 de maio. O propósito é melhorar a qualidade dos imóveis no mercado, EcoSilenzio foi desenvolvido para proporcionar este benefício, já atendendo o nível superior da norma que resulta em um excelente conforto acústico.

    Tic Continue lendo

  • Norma de Desempenho, custos adicionais e construtores

    Por mais que a tecnologia avance e os novos empreendimentos visem o conforto e bem-estar dos futuros usuários, seja em edifícios residenciais, comerciais ou indústrias, o tratamento acústico ainda não se tornou ponto obrigatório de atenção nas construtoras e incorporadoras.

    Tic Continue lendo

  • Ruído de impacto: um desafio para construtores e projetistas

    O conforto acústico analisado por qualquer prisma e sob qualquer ponto de vista sugere a sensação de bem estar, de tranqüilidade emocional, de deleite dos momentos de trabalho ou de repouso. Paralelamente a esta evolução desenvolveu-se uma condição de importância vital nos dias atuais: a redução do custo de produção, cuja conseqüência é caracterizada pela economia de material que por sua vez reflete-se na diminuição das dimensões das estruturas de uma maneira geral e, em particular das espessuras dos painéis separadores de ambientes, dentre estes as lajes de entre piso.

    Tic Continue lendo

  • Nova norma brasileira traz mais qualidade às edificações

    É o que remete a nova norma de desempenho NBR 15575 para edificações, aprovada em maio de 2008 e que entrou em vigor em maio desse ano, terá o foco principalmente na funcionalidade da construção, inclusive em relação ao conforto acústico, abordando aspectos que faltam na NBR 10151 e NBR 10152. A norma define o desempenho mínimo obrigatório para alguns sistemas das edificações ao longo de uma vida útil mínima obrigatória.

    Tic Continue lendo

topo topo

HOME  |  SOBRE O ECOSILENZIO  |  APLICAÇÃO  |  ECOBLOG  |  NBR 15575  |  FALE CONOSCO

Acital 30 anos ProAcustica

Twitter You Tube Flickr PDF RSS Feed

Créditos: Modena Design