EcoBlog

Artigos de 05/2010

  • Nova Norma de Desempenho deve ser um marco na construção

    Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais de até Cinco Pavimentos, em vigor desde o dia 12 de maio, difere-se substancialmente das normas existentes, pois não trata de sistemas construtivos ou materiais constituintes do edifício. Sua atuação é sobre o desempenho do edifício habitacional, ou seja, seu comportamento global.

    Tic Continue lendo

  • Poluição Sonora é questão de saúde

    Vizinhança do barulho, sem qualquer alusão a título de filme das tarde televisivas, é assunto sério. A vigência da NBR 15575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prima pela qualidade e padronização de materiais nas construções, incluindo isolamento acústico, pode resultar em mais do que conforto dentro de casa. Afinal, combater o barulho é uma questão até mesmo de saúde.

    Tic Continue lendo

  • Norma Brasileira de Desempenho já está em vigor

    A partir do mês de Maio, construtoras e incorporadoras precisam estar atentas às diretrizes estabelecidas pela NBR-15575, a chamada Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios. A nova regra tem o objetivo de implementar ações e métodos de avaliação para garantir a vida útil de edificações, estabelecendo desempenho mínimo para os diversos sistemas que compõem uma obra.

    Tic Continue lendo

  • Por que atender a Norma de Desempenho

    Entrou em vigor pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a NBR 15.575 - Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho. Com ela, os consumidores de imóveis terão uma ferramenta legal para exigir, das construtoras, que os sistemas que compõem os edifícios, desde instalações hidrossanitárias e pisos a estruturas, fachadas e coberturas, atendam obrigatoriamente a requisitos mínimos de desempenho ao longo de uma determinada vida útil.

    Tic Continue lendo

  • Atenuação mínima para ruídos de impacto em lajes

    As lajes com 10 cm de espessura, muito usadas no segmento econômico não oferece a atenuação mínima para ruídos de impacto, segundo as fontes entrevistadas. Nos estudos da Tecnisa e da BKO, mesmo em lajes de 12 cm o nível de atenuação fica muito próximo do limite da Norma e pode variar para mais ou para menos conforme as dimensões do cômodo.

    Tic Continue lendo

  • Norma regulariza novas construções

    Chamada NBR 15575 e criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a regra considera que isolamento acústico, estrutura, pisos internos, vedações externas e internas, coberturas e instalações hidrossanitárias terão que ter, obrigatoriamente, uma garantia mínima estabelecida pela construtora.

    Tic Continue lendo

  • Norma de Desempenho passa a valer hoje

    Passa a valer hoje a nova norma para construção de edifícios residenciais, a promessa é que o barulho diminua e a vida útil dos apartamentos aumentem.

    Tic Continue lendo

  • Construção civil deverá seguir novas normas de segurança e conforto para moradores

    Para quem recebe a reclamação, pode parecer um capricho. Mas a verdade é que o barulho do salto alto da vizinha do andar de cima ou da descarga de quem mora ao lado podem incomodar tanto que fica impossível tirar um cochilo. Em muitos prédios, são comuns as reclamações dos ruídos dos apartamentos próximos. Para eliminar problemas como esses, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lança a 'Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios' (NBR 15575), que entrará em vigor a partir do dia 12 de maio. O propósito é melhorar a qualidade dos imóveis no mercado, EcoSilenzio foi desenvolvido para proporcionar este benefício, já atendendo o nível superior da norma que resulta em um excelente conforto acústico.

    Tic Continue lendo

  • Norma de Desempenho, custos adicionais e construtores

    Por mais que a tecnologia avance e os novos empreendimentos visem o conforto e bem-estar dos futuros usuários, seja em edifícios residenciais, comerciais ou indústrias, o tratamento acústico ainda não se tornou ponto obrigatório de atenção nas construtoras e incorporadoras.

    Tic Continue lendo

  • Ruído de impacto: um desafio para construtores e projetistas

    O conforto acústico analisado por qualquer prisma e sob qualquer ponto de vista sugere a sensação de bem estar, de tranqüilidade emocional, de deleite dos momentos de trabalho ou de repouso. Paralelamente a esta evolução desenvolveu-se uma condição de importância vital nos dias atuais: a redução do custo de produção, cuja conseqüência é caracterizada pela economia de material que por sua vez reflete-se na diminuição das dimensões das estruturas de uma maneira geral e, em particular das espessuras dos painéis separadores de ambientes, dentre estes as lajes de entre piso.

    Tic Continue lendo

  • Nova norma brasileira traz mais qualidade às edificações

    É o que remete a nova norma de desempenho NBR 15575 para edificações, aprovada em maio de 2008 e que entrou em vigor em maio desse ano, terá o foco principalmente na funcionalidade da construção, inclusive em relação ao conforto acústico, abordando aspectos que faltam na NBR 10151 e NBR 10152. A norma define o desempenho mínimo obrigatório para alguns sistemas das edificações ao longo de uma vida útil mínima obrigatória.

    Tic Continue lendo

Tic topo

HOME  |  SOBRE O ECOSILENZIO  |  APLICAÇÃO  |  ECOBLOG  |  NBR 15575  |  FALE CONOSCO

Acital 30 anos ProAcustica

Twitter You Tube Flickr PDF RSS Feed

Créditos: Modena Design