Sobre o EcoSilenzio

Agora é certo! NBR 15575 foi prorrogada

Data e Hora  publicado em 09/11/2010 às 10:40

A reunião do comitê CB -02 da ABNT realizada em SP no dia 05 de novembro deliberou pela prorrogação da data de entrada em vigor da NBR 15575 para março de 2012.

Na verdade o comitê referendou a consulta pública realizada a qual foi plenamente favorável, 93%, à prorrogação.

A seguir relatamos o que foi discutido e aprovado na reunião.

A secretária do CB-02 Rose de Lima informou que a Consulta Nacional da ABNT realizada para aprovação da emenda relativa à NBR 15575 servirá de padrão para a ISO.

A secretária informou que houve mais de 16000 acessos ao site da ABNT para visualização dos projetos apresentados.

O número elevado e inesperado de acessos demonstra o sucesso da utilização da TI como ferramenta para interação entre público e ABNT.

Foram postados cerca de 900 comentários e votos referentes ao conteúdo da consulta.

A NBR 15575 é composta de 06 partes, a seguir a votação de cada uma.

Parte I – 844 votos pela aprovação sem restrição da emenda 11 observações de forma 54 objeção

Parte II 877 votos pela aprovação sem restrição da emenda 10 observações de forma ?? objeção.

Parte III 702 votos pela aprovação sem restrição da emenda 10 observações de forma 40 objeção

Parte IV 702 votos pela aprovação sem restrição da emenda 10 observações de forma 40 objeção

Parte V 778 votos pela aprovação sem restrição da emenda 11 observações de forma 38 objeção

Parte VI 758 votos pela aprovação sem restrição da emenda 10 observações de forma 39 objeção

É regra que o comitê analise cada uma das observações apresentadas para verificação da existência de conteúdo técnico na fundamentação.

Neste caso nenhuma das observações quanto a forma apresentadas foi considerada pelo comitê como de fundamentação técnica e, portanto o comitê acatou a opinião da maioria em favor da aprovação sem restrições da emenda e portanto em favor da prorrogação do prazo.

A Proposta foi aceita por unanimidade pelos presentes na reunião.

Aprovada a prorrogação o atual coordenador da Norma NBR 15575 Eng. Carlos Borges elogiou a participação do setor na votação da emenda.

Entende as dificuldades de assimilação da Norma pelo Setor pelas mais variadas razões, mas entende que a mesma veio para contribuir e agregar valor àquelas empresas que já trabalham visando maior qualidade dos processos construtivos.

Entende que a discussão em torno da norma repercutiu em várias mídias, inclusive no horário nobre da TV aberta e já estimulou no meio acadêmico o surgimento de mais de 11 teses.

Não irá continuar como coordenador.

Sergio Watanabe, presidente Sinduscon- SP – Agradece a participação de todos os presentes em nome da CBIC e do Sinduscon – SP, e reforça que todas estas entidades representativas da cadeia da construção são favoráveis à implementação da nova Norma NBR 15575.

Fabio Villas Boas diretor técnico da construtora Tecnisa foi o nome apresentado e acolhido por unanimidade para novo coordenador sendo o terceiro a assumir este cargo substituindo a Ercio Thomas e Carlos Borges.

Fábio Contou um pouco do seu trabalho na empresa e no Conselho de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do Sinduscon – SP no trato da nova Norma e concluiu que de fato há temas que precisam ser revisados na mesma.

O novo coordenador informa que fará consulta ao grupo que vinha trabalhando no tema para se inteirar dos trabalhos e em seguida dar andamento.

A platéia cobrou a necessidade de estabelecermos um canal de comunicação constante entre o grupo que irá revisar conteúdos da Nova Norma e o público interessado para que todos tomem conhecimento dos trabalhos futuros.

A secretária Rose de Lima esclarece que o contato será facilitado através de cadastramento do interessado no “Live link” direto no site da ABNT.

Brasilia esteve representada na reunião pelos Engenheiros Eduardo Aroeira e Dionyzio Klavdianos representando a ADEMI e o SINDUSCON respectivamente. 

Tags Tags:  2012 ABNT EcoSilenzio Março NBR 15575

0 comentário(s). Fique à vontade para comentar.










Tic topo

HOME  |  SOBRE O ECOSILENZIO  |  APLICAÇÃO  |  ECOBLOG  |  NBR 15575  |  FALE CONOSCO

Acital 30 anos ProAcustica

Twitter You Tube Flickr PDF RSS Feed

Créditos: Modena Design