Sobre o EcoSilenzio

Atenuação mínima para ruídos de impacto em lajes

Data e Hora  publicado em 14/05/2010 às 17:39

As lajes com 10 cm de espessura, muito usadas no segmento econômico não oferece a atenuação mínima para ruídos de impacto, segundo as fontes entrevistadas. Nos estudos da Tecnisa e da BKO, mesmo em lajes de 12 cm o nível de atenuação fica muito próximo do limite da Norma e pode variar para mais ou para menos conforme as dimensões do cômodo.

O entrave, porém, está no mercado popular, onde os custos nem sempre comportam as soluções mais comuns - aumentar a espessura da laje ou aplicar tratamento acústico aos pisos. Com o mais novo produto de antirruídos para pisos, o EcoSilenzio juntamente com sua laje de 12 cm atingirá o nível superior da norma NBR 15575, garantindo um excelente conforto acústico.

Em outras palavras, a normativa cria barreiras técnicas para construtoras desqualificadas, motivando uma depuração e concentração do mercado. Não à toa, as líderes do setor estão se esforçando para atender à Norma de Desempenho.

O apelo de marketing da concorrência será atrativo. As empresas que atenderem à ABNT NBR 15.575 não perderão tempo em divulgar em seus sites, estandes, propagandas, folhetos e memoriais descritivos de venda, que atendem aos requisitos. Além disso, os níveis de desempenho mínimo (M), intermediário (I) e superior (S) serão usados como ferramentas de marketing. Abrir mão desse diferencial pode comprometer a competitividade da empresa.

Quem vai fiscalizar o atendimento a esses requisitos?

A rigor, não há nenhum órgão fiscalizador para essa finalidade, à exceção de abordagens pontuais de perícias e de prefeituras. O principal vigia tende a ser o próprio consumidor, que terá, com a Norma, um instrumento embasado na Lei do Consumidor para reivindicar a qualidade do imóvel adquirido.
 

Tags Tags:  atenuação mínima NBR 15575 lajes

0 comentário(s). Fique à vontade para comentar.










Tic topo

HOME  |  SOBRE O ECOSILENZIO  |  APLICAÇÃO  |  ECOBLOG  |  NBR 15575  |  FALE CONOSCO

Acital 30 anos ProAcustica

Twitter You Tube Flickr PDF RSS Feed

Créditos: Modena Design