Sobre o EcoSilenzio

Norma de Desempenho: aprove a consulta sem restrições

Data e Hora  publicado em 26/10/2010 às 09:01

O SindusCon-SP reforça mais uma vez a necessidade de todos os profissionais da construção civil se engajarem na campanha de aprovação sem restrições das emendas da NBR 15.575 (Norma de Desempenho para Edifícios Habitacionais de até Cinco Pavimentos) que estão em consulta pública no site da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até o dia 27 de outubro.

É fundamental que todos votem "a favor sem restrições" às emendas. Isso permitirá estender o prazo de exigibilidade das Normas de Desempenho para março de 2012. Sem a aprovação sem restrições da extensão deste prazo, as construtoras ficarão obrigadas a cumprirem todos os requisitos mínimos estabelecidos pelas Normas de Desempenho já a partir de 12 de novembro.

As seis Emendas em consulta tratam exclusivamente da extensão do prazo de exigibilidade das Normas, nos projetos referentes aos requisitos: Gerais (NBR 15575-1); Sistemas estruturais (NBR 15575-2); Sistemas de pisos internos (NBR 15575-3); Sistemas de vedações verticais internas e externas (NBR 15575-4); Sistemas de coberturas (NBR 15575-5); e Sistemas hidrossanitários (NBR 15575-6).

Se o prazo for efetivamente postergado, o setor terá a possibilidade de participar ativamente da discussão dos conceitos críticos e polêmicos das normas, como a falta de uma rede de laboratórios para os ensaios, bem como sugerir adequações em questões relevantes como garantia e vida útil de projetos, desempenho térmico, acústico, lumínico, dentre outros.

A participação gratuita é permitida a qualquer cidadão. Por isso cada profissional da cadeia da construção pode individualmente votar nas emendas, mesmo que a empresa construtora já tenha registrado voto como pessoa jurídica.

A seguir, veja as instruções de como votar corretamente:

1- Acesse o site da ABNT (www.abnt.org.br)

2- No menu lateral do site, na seção Serviços, clicar em Normalização, depois em Consulta Nacional

3- Para quem não tem cadastro no site, é preciso clicar em "criar meu ABNT Passaporte", para ter acesso à votação.

4- Após preencher todos os dados (especialmente os campos obrigatórios), clicar em "CONCORDO com o Termo", ao final da página, e concluir.

5- Após a conclusão do cadastro, abre-se esta tela que apresenta a Emenda a ser votada. Basta clicar em "Votar no Projeto".

6- Clique em ABNT/CB2, área da Construção Civil: ao todo, são seis Emendas ABNT NBR-15575. É necessário acessar cada um dos itens, do 1 ao 6, clicando nas lupas para votar.

7- Para votar favorável à Emenda, clique em "Aprovar sem Restrições", preencha os dados solicitados e finalize clicando em Enviar.

8- Clique em Confirmar para validar seu voto, que será enviado automaticamente ao endereço de e-mail cadastrado.

9- Para votar nas demais emendas, é só repetir os procedimentos 5 a 9. 

Fonte: SindusCon-SP

Tags Tags:  ABNT Norma de Desempenho SindusCon-SP EcoSilenzio

0 comentário(s). Fique à vontade para comentar.










Tic topo

HOME  |  SOBRE O ECOSILENZIO  |  APLICAÇÃO  |  ECOBLOG  |  NBR 15575  |  FALE CONOSCO

Acital 30 anos ProAcustica

Twitter You Tube Flickr PDF RSS Feed

Créditos: Modena Design