publicado em 14/05/2010 às 17:13
Chamada NBR 15575 e criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a regra considera que isolamento acústico, estrutura, pisos internos, vedações externas e internas, coberturas e instalações hidrossanitárias terão que ter, obrigatoriamente, uma garantia mínima estabelecida pela construtora.
“Na prática, esta norma estabelece que alvenaria, pintura, esquadrias e janelas, por exemplo, tenham um prazo de validade. Caso não cumpra as normas, a construtora ou incorporadora podem ser acionadas na Justiça”, disse Rubens Debs Procópio, vice-presidente de tecnologia construtiva do Sindicato da Indústria da Construção Civil em Uberlândia (Sinduscon). Segundo ele, a mudança é algo positivo para o setor. “A norma constitui um padrão de qualidade, o que é bom para as empresas, pois mostra que o produto dela é certificado, e uma segurança a mais para o consumidor final, que saberá exatamente o que está comprando”, afirmou.
De acordo com Agnes Chan, engenheira técnica de segurança do trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), a regra é vantajosa para o consumidor final. “Isso porque obriga as empresas a se adequar a um padrão mínimo de qualidade. Já vi casos em que vários moradores entraram com ações na Justiça, por causa de problemas em edificações. Agora vai ficar mais fácil saber a qualidade do produto”, disse.
A norma NBR 15575, que estabelece critérios e métodos de avaliação de desempenho dos principais sistemas que compõem um edifício, obriga, a partir de agora, que os arquitetos busquem um conforto acústico maior em seus projetos. “Isso deve ser feito por meio de materiais e sistemas construtivos que apresentam desempenho adequado nas edificações”, disse Rubens Debs Procópio, vice-presidente de tecnologia construtiva do Sinduscon.
O conforto acústico é caracterizado como a ausência da interferência de ruídos desagradáveis, externos e internos. “Mas isso não quer dizer que o morador de um apartamento não ouça o salto alto da vizinha de cima, tudo vai depender da qualidade do material utilizado na construção”, afirmou Rubens Procópio.
Solicite fornecimento de projeto obedecendo as normas ABNT NBR 10151, NBR 10152 e NBR 15575 de desempenho da construção e as normas NR Trabalhistas. O projeto deverá fornecer desenhos com as soluções acústicas contendo especificações dos materiais, a manta acústica EcoSilenzio já está adequada ao nível superior da NBR 15575-3, consulte-nos.
Fonte: Marcelo Calfat (Banco do Povo)
0 comentário(s). Fique à vontade para comentar.