publicado em 25/11/2010 às 09:05
A maior autoridade mundial no tema "Vida útil de Edificações", o professor Christer Sjostrom, participou de encontro na sede do Secovi-SP, na manhã de terça-feira, 16/11, no âmbito do Comitê Brasileiro de Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-02), que tem como superintendente o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Sindicato, Carlos Alberto de Moraes Borges.
Sjostrom é presidente do Comitê de Planejamento de Vida Útil da ISO e está envolvido em inovação de processos, de materiais e de produtos. Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575), ele fez uma explanação sobre a ISO 15686 (Building and constructed assets – Service life planning) e explicou a metodologia para determinação da vida útil.
Especialista nas áreas de previsão de vida útil e planejamento de materiais, produtos, sistemas técnicos e construção, o professor abordou diversas questões técnicas e específicas sobre o tema e esclareceu dúvidas do grupo a respeito da aplicação da norma internacional.
Na Europa, afirmou, o conceito de vida útil é aplicado em todos os aspectos das edificações. Isso porque o desempenho, a performance, do edifício é essencial para a sustentabilidade. Disse que há estudos no sentido de viabilizar a integração da análise da vida útil aos aspectos social e de competitividade econômica.
Ainda segundo Sjostrom, na União Européia, há uma diretriz para produtos da construção (Construction Product Diretive), que estabelece uma série de requisitos funcionais que a edificação precisa atender durante sua vida útil, incluindo manutenção e troca. “Trata-se de uma regulamentação que será transformada em lei à qual todos os países membros terão de se enquadrar, independente da legislação que possuam a respeito”, afirmou, acrescentando que na revisão desse processo será incluído mais um item, sobre o uso eficiente de recursos (dentro do conceito de vida útil).
Fonte: Secovi-SP
0 comentário(s). Fique à vontade para comentar.