publicado em 17/05/2011 às 09:35
O seminário Desempenho acústico de edifícios: soluções técnicas e de custos para atender as normas brasileiras, realizado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) na última sexta-feira 13.05.2011, reabriu as discussões sobre os novos requisitos apresentados pela Norma de Desempenho - NBR 15575, que está em revisão e deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2012. As palestras abordaram, entre outras questões, os efeitos do ruído na saúde humana, experiências internacionais sobre o tema e o desempenho exigido pela Norma para esquadrias e vidros.
O diretor da Tecnisa, Fábio Villas Boas, aprovou as palestras e a mobilização das empresas do setor em atender às exigências. "É interessante ver o interesse dos fornecedores em criar cartilhas com informações sobre materiais e seus desempenhos. Afinal, bons produtos mal instalados têm péssimo desempenho", afirmou. Vários manuais de diferentes fornecedores foram entregues no início do evento, explicando como utilizar o material e como ele atende às regras.
Porém, Maurício Bernardes, gerente de desenvolvimento tecnológico da Tecnisa, acredita que os fornecedores continuam demonstrando pouco interesse em entender o desempenho de seus produtos. "Assim, o problema sempre sobra para a construtora", criticou. "A Tecnisa realizou dez estudos de solução para aumentar o isolamento acústico com diferentes fornecedores, e apenas um atendeu a todas as exigências", relatou Bernardes.
Os palestrantes foram unânimes em enfatizar que boa parte dos problemas relacionados à acústica devem ser contemplados no projeto, pois resolvê-los durante a obra é mais difícil e custoso. "Um mau projeto dificilmente vai resultar num desempenho adequado", lembrou Villas Boas, que também é coordenador da atual revisão da NBR 15575.
Fonte: PINIweb
0 comentário(s). Fique à vontade para comentar.